wpjr2’s Weblog

Artigos e tutoriais úteis

Frameworks de Desenvolvimento em Java

Posted by wpjr2 em abril 14, 2008

No desenvolvimento do software, um framework ou arcabouço é uma estrutura de suporte definida em que um outro projeto de software pode ser organizado e desenvolvido. Um framework pode incluir programas de
suporte, bibliotecas de código, linguagens de script e outros softwares para ajudar a desenvolver e juntar diferentes componentes de um projeto de software.

Frameworks são projetados com a intenção de facilitar o desenvolvimento de software, habilitando designers e programadores a gastarem mais tempo determinando as exigências do software do que com detalhes tediosos de baixo nível do sistema.

Especificamente em orientação a objeto, framework é um conjunto de classes com objetivo de reutilização de um design, provendo um guia para uma solução de arquitetura em um domínio específico de software.

Framework se diferencia de uma simples biblioteca (toolkit), pois esta se concentra apenas em oferecer implementação de funcionalidades, sem definir a reutilização de uma solução de arquitetura (design).

Muitos engenheiros acreditam que a arquitetura é determinada pelos requisitos e por isso esperam que a fase de engenharia dos requisitos esteja finalizada para então iniciar a definição da arquitetura. Porém, apenas uma fração dos requisitos específicos do sistema têm influência na arquitetura. A identificação dos requisitos que são significantes para a arquitetura pode ser respondida através de um framework conceitual desenvolvido especialmente para um domínio específico, uma vez que esta resposta é muito dependente do domínio.

Avançar para a fase de projeto ou mesmo iniciar a implementação do sistema não quer dizer que a definição da arquitetura esteja finalizada. Isto significa que o detalhamento obtido até então já é suficiente para prosseguir com o projeto de uma parte do sistema.

Alguns exemplos de frameworks em Java incluem:

2 Respostas to “Frameworks de Desenvolvimento em Java”

  1. biharck said

    boa noite! Pessoal, Utilizo onde trabalho um framework chamado Neo Muito bom, vale a pena conferir, lá tem alguns videos de exemplos bem didáticos.Abs.,

  2. waywalker1 said

    Hi, i also made some research on the same theme
    http://www.javaneverdie.com/java-frameworks/what-java-frameworks-to-use-for-web-application-programming/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: