wpjr2’s Weblog

Artigos e tutoriais úteis

Curso de Banco de Dados e Modelagem em UML

Posted by wpjr2 em abril 22, 2008

Gostaria de compartilhar uma dúvida que recentemente respondi para um de meus alunos que acho interessante todos saberem também.

1) É interessante investir em um curso de Banco de Dados, como Oracle?

Resposta: O investimento em um curso de banco de dados vai depender da área em que vc tem interesse em trabalhar. Por exemplo, se vc tem interesse na área de DBA (Database Administration), que é diferente da área de desenvolvimento, o curso torna-se interessante. Porém se vc tiver interessada em trabalhar com desenvolvimento de sistemas, este curso não agregará tanto quanto, por exemplo, um curso de desenvolvimento de aplicações Web. O curso só faria sentido se existe um interesse bem específico na área.

2) A Eteg tem o curso de Análise de Sistema com UML, tem certificação relacionada com este curso? É interessante fazer este curso?

Resposta: O conhecimento na área de análise de sistemas com UML é um extremamente importante para o desenvolvimento de sistemas em geral. Esta área de conhecimento é o que diferencia os programadores (conhecem pouco) dos engenheiros e analistas de sistemas de software (precisam conhecer mais) e dos projetistas de software (precisam conhecer detalhadamente). Eu recomendo o curso.

Se eu estiver correto, existem duas possiveis certificações para UML. Aqui no Brasil, os profissionais têem preferido fazer a da IBM ao invés da OMG.

OMG: Object Management Group, OMG Certified UML Professional
http://www.omg.org/uml-certification/
http://en.wikipedia.org/wiki/UML_Certification_Program

– IBM: IBM Certified Solution Designer – Object Oriented Analysis and Design, vUML 2
http://www-03.ibm.com/certify/certs/38006003.shtml

Como se preparar:
http://www.objectsbydesign.com/tools/certification.html

2 Respostas to “Curso de Banco de Dados e Modelagem em UML”

  1. Fabio dos Reis said

    Bom dia,

    Preciso de profissionais que tenham certificação em UML onde posso conseguir?

  2. wpjr2 said

    Boa tarde, Fábio,

    Sobre sua dúvida acerca de certificações UML, eu não tenho visto profissionais buscarem por estas certificações como buscam por certificações técnicas (Java, Microsoft, JBoss, etc.).

    O problema é que o valor agregado (salário, oportunidades) ao se fazer uma certificação técnica é maior (pelo menos a curto prazo) do que as certificações mais genéricas como as de UML, Teste de Software, dentre outras. Existem muitas vagas técnicas, por exemplo no desenvolvimento de sistemas do que nas áreas de modelagem e projetos de software utilizando a UML. Desta forma, quem realmente busca estas certificações são as pessoas que já trabalham com modelagem ou a precisam para participar de alguma licitação ou concorrência pela empresa. Um amigo meu fez a certificação de UML da IBM porque eles precisavam de alguém que fosse certificado para concorrer à uma licitação.

    Desta forma, encontrar profissionais certificados em UML não vai ser muito fácil. As oportunidades que têm aparecido na área de desenvolvimento de sistemas ou engenharia/arquitetura de software pedem UML, mas não à nível de certificação como para as áreas técnicas como Java e .NET.

    Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: