wpjr2’s Weblog

Artigos e tutoriais úteis

Aplicações Assíncronas com Ajax

Posted by wpjr2 em maio 6, 2008

Extraído da Wikipedia.

AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso sistemático de tecnologias providas por navegadores, como Javascript e XML, para tornar páginas mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, são realmente várias tecnologias conhecidas trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades. AJAX incorpora em seu modelo.:

* Apresentação baseada em padrões, usando XHTML e CSS;
* Exposição e interação dinâmica usando o DOM;
* Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;
* Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest;
* e JavaScript unindo todas elas em conjunto.

O modelo clássico de aplicação web trabalha da seguinta maneira: A maioria das ações do usuário na interface dispara uma solicitação HTTP para o servidor web. O servidor processa algo – recuperando dados, realizando cálculos, conversando com vários sistemas legados – e então retorna uma página HTML para o cliente. É um modelo adaptado do uso original da Web como um agente de hipertexto, porém o que faz a Web boa para hipertexto não necessariamente faz ela boa para aplicações de software.

Esta aproximação possui muito dos sentidos técnicos, mas não faz tudo que um usuário experiente poderia fazer. Enquanto o servidor está fazendo seu trabalho, o que o usuário estará fazendo? O que é certo, esperando. E a cada etapa em uma tarefa, o usuário aguarda mais uma vez.

Obviamente, se nós estivéssemos projetando a Web a partir do zero para aplicações, não faríamos com que os usuários esperassem em vão. Uma vez que a interface está carregada, por que a interação do usuário deveria parar a cada vez que a aplicação precisasse de algo do servidor? Na realidade, por que o usuário deveria ver a aplicação ir ao servidor toda vez?

A maior vantagem das aplicações AJAX é que elas rodam no próprio navegador web. Então, para estar hábil a executar aplicações AJAX, bastar possuir algum dos navegadores modernos, ou seja, lançados após 2001. São eles: Mozilla Firefox, Internet Explorer 5+, Opera, Konqueror e Safari.

Figura 1: Visão do Desenvolvedor

Figura 2: Visão do usuário final.

Algumas soluções baseadas em Ajax já estão disponíveis no mercado, tais como:

Ext JS

Google Web Toolkit (GWS)

TIBCO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: